terça-feira, 18 de junho de 2013

Mucuripe

As jangadas continuam partindo do mar calmo,sem grandes ondas.Nelas,pescadores persistem na busca do fruto de seus esforços.Em terra firme,prédios altos e luxuosos parecem observar a ida e vinda das velas coloridas das embarcações.Antes,nesse mesmo lugar havia apenas as casas simples de pescadores.
Símbolo do Ceará.Tema de famosos livros,músicas e filmes.Área de lazer.Ponto turístico.Refúgio.São inúmeras as ideias que permeiam o bairro responsável por abrigar,conforme a Prefeitura,cerca de 13 mil pessoas,numa área de 0,87km.
Até os anos 1940,o Mucuripe era considerado um vilarejo,contando apenas com as casas de pescadores.Em 1950,inicia-se a expansão e somente em meados de 1960,a Avenida Beira-Mar é construída.
A área que abrange o Mucuipe segundo a Prefeitura Municipal de Fortaleza está delimitada entre a Avenida Beira-Mar e a Rua Doutor José Lino(norte e sul);e a Via Expressa e a Rua Frei Mansueto(leste e oeste).
O tradicional Mercado dos Peixes é composto por 28 boxes de diversos frutos do mar.Há ainda barracas informais instaladas no local.
Fonte:Revista Siará,Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário