domingo, 3 de junho de 2012

Como controlar as finanças

1º Passo




Liste todas as despesas (tudo o que se gasta) e receitas (tudo o que se ganha) durante um mês.



2º Passo



Todas as receitas e despesas devem constar. As receitas fixas (como aluguel, água, luz e energia elétrica, por exemplo) e as variáveis, como gastos com restaurantes, presentes, viagens.



3º Passo



Todos os familiares devem participar e se envolver no orçamento. Não é hora de críticas, mas aprendizado e união.



4º Passo



Ao fim deste mês, a família deve se reunir para contabilizar o resultado.



5º Passo



Se o resultado foi déficit, ou seja, a família gasta mais do que ganha, a reestruturação é urgente. Toda a família deve participar das decisões sobre o que deve ser cortado, diminuído ou modificado para que possam economizar mais e adquirir o que planejam. É importante que todos entendam a urgência da situação.



6º Passo



Se o resultado foi empate, isso também não é positivo. Significa que a família não tem reservas para emergências, ou seja, uma doença inesperada ou desemprego. O ideal é ter uma poupança de pelo menos seis meses da renda, no mínimo. Reestruturem-se para poupar.



7º Passo



Se o resultado foi superávit, ou seja, a família consegue gastar menos do que ganha, é um bom motivo para comemorar. Verifiquem se as aplicações financeiras estão adequadas aos objetivos da poupança. Por exemplo, uma viagem no curto prazo pede aplicações diferentes da aposentadoria ou da compra da casa própria.



8º Passo



É importante estabelecer metas em comum. É difícil economizar para nada. Pode ser a compra da casa própria ou a viagem de férias. Mas todos devem participar.



9º Passo



Cumpram o que foi decidido. Acostumem-se a fazer a planilha mensalmente. Guardem todos os recibos, notas fiscais e extratos bancários.



10º Passo



Comemorem a decisão de manter as finanças da sua casa saudáveis. A disciplina e a paciência são a chave da vitória.



Boa sorte e um feliz 2012, com tudo azul!



Fonte:PORTAL R7.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário